O ano de 2020 marcou a celebração de 30 anos de história da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, no bairro Novo Horizonte. Essa publicação foi tirada da edição do Jornal Expressão, que traz um artigo a esse respeito, escrito pelo padre Gustavo Munhoz, vigário da paróquia. Leia abaixo.
Era o ano de 1978. Num domingo, 24 de setembro, às 8h da manhã, Frei Dionísio Maria Testi, OSM – o então pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Melo – celebrava a Santa Missa que inaugurava um novo bairro em São José dos Campos, nas terras que antes eram as fazendas do Sr. José Carlos Pereira da Silva. Era o início da história do Parque Novo Horizonte e o início da comunidade que, 12 anos depois, se tornaria uma paróquia de um coração imenso.
O local, distante da Matriz do Eugênio de Melo, tinha em seu entorno capelas centenárias que testemunharam o início dos primeiros bairros da zona leste de São José dos Campos. A mais antiga delas, Nossa Senhora D’Ajuda, no bairro do Bom Retiro, conta com aproximadamente 230 anos, além de ser a comunidade de origem de Dom Moacir Silva, o 3º bispo de nossa diocese e atual Arcebispo de Ribeirão Preto. Só sob a proteção de São Benedito, existiam duas: a do Capão Grosso, com 132 anos e a que está no atual bairro do Santa Hermínia, que conta com, aproximadamente, 100 anos.





